A SM Entertainment informou que deu início a procedimentos legais criminais e civis contra autores de publicações maliciosas direcionadas à integrante Winter do grupo aespa. De acordo com a empresa foram identificados conteúdos que configuram difamação, assédio sexual, invasão de privacidade e manipulações como deepfakes além de ataques direcionados à reputação da artista. A agência destacou que denúncias enviadas pelo sistema interno KWANGYA 119, que também foram utilizadas para reforçar o monitoramento e ampliar o conjunto de provas.
Segundo o comunicado, a análise abrange diferentes plataformas e comunidades online incluindo fóruns, redes sociais e sites de postagem anônima. A SM divulgou a nota oficial na íntegra no KWANGYA 119, reforçando que as medidas legais serão expandidas conforme novas evidências forem reunidas.

A seguir, a tradução completa da nota oficial:
“Olá, aqui é a SM Entertainment.
Gostaríamos de informar sobre o andamento de nossa ação judicial para proteger os direitos e interesses de nossa artista, Winter do aespa.
Estamos cientes da gravidade das postagens e comentários maliciosos (assédio sexual, difamação, ataques pessoais, insultos, invasão de privacidade, deepfakes, etc.) que ocorrem continuamente em relação aos nossos artistas, conforme informações valiosas recebidas de fãs através do KWANGYA 119 e de nosso próprio monitoramento.
Em particular, confirmamos inúmeras publicações em plataformas como DC Inside, Women’s Generation Nate Pan, Instiz, Deoku, Instagram, X (antigo Twitter), YouTube, etc., que difamam o caráter e a reputação de Winter, bem como publicações maliciosas e publicações com o intuito de caluniar publicamente a artista. Após analisar essas publicações, planejamos expandir gradualmente o processo judicial.
Além disso, estamos atualmente apresentando queixas criminais e ações cíveis contra aqueles que escreveram postagens maliciosas sobre a aespa nas plataformas mencionadas acima, e planejamos reunir uma grande quantidade de provas e responder com firmeza, sem hesitação, à criação de boatos maliciosos, à disseminação repetida de informações falsas, à publicação de conteúdo sexualmente explícito e à produção e distribuição de conteúdo distorcido ou omitido em redes sociais pessoais, comunidades online, fóruns anônimos, etc. Portanto, pedimos que tomem cuidado para não se envolverem em incidentes desagradáveis.
Continuaremos a fazer o nosso melhor, de todas as formas, para proteger os direitos e interesses dos nossos artistas.
Obrigado.”
O anúncio ocorre em um momento de circulação acelerada de rumores sobre a artista e reacende debates sobre a dimensão do cyberbullying enfrentado por ídolos da indústria. O posicionamento da SM também vem recebendo forte apoio de fãs que há meses pedem medidas rígidas para conter ataques. A iniciativa reforça uma tendência crescente no mercado de intensificar ações legais para proteger nomes de destaque do K-pop contra difamação e abuso digital.
Imagens: Reprodução/ Site: KWANGYA 119; @imwinter (Instagram)













